impressões.com

Encontro Setorial das Gráficas e Comunicação Visual

Em parceria com a ABIGRAF-SP, o SEBRAE realizou no dia 23/01 o Encontro Setorial de Gráficas e Comunicação Visual.

Essa iniciativa tem como objetivo a troca de experiências entre as gráficas, a apreciação de conteúdo técnico e principalmente o compartilhamento de tendências e oportunidades do setor.

A palestrante da noite, Camila Patricio, consultora do SEBRAE, apresentou a Palestra “Transformação do seu negócio”, que faz parte do Programa Setor Segmento 2019.

Camila trouxe a Palestra em formato de Dinâmica e abordou duas ferramentas fundamentais e muito efetivas no processo de inovação das empresas.

A primeira ferramenta é na verdade também um conceito, o Job to be done. Camila esclareceu que o Job to be done é uma ferramenta usada para analisar as circunstâncias que levam os consumidores a querer comprar determinados produtos ou serviços, e parte do princípio de que não adianta perguntar às pessoas o que elas querem, já que elas responderão de acordo com o que o mercado já oferece. Ela comentou que resumidamente, o Job to be done revela exatamente qual é a história que o cliente vai contar depois de consumir o seu produto ou usar seu serviço.

Camila comentou que a ferramenta é muito efetiva, porque permite saber exatamente o que os consumidores pensam sobre o serviço ou produto oferecido. Ou seja, de que maneira este produto ou serviço gerou impacto ou mudanças na vida do cliente.

Além de ajudar a revelar o que, de fato, as pessoas precisam, o job to be done também permite expandir a compreensão a respeito do que você vende e, principalmente, do que os consumidores estão adquirindo. Desse modo, o cliente aumenta sua percepção sobre o valor do seu serviço ou produto.

A segunda ferramenta usada por Camila foi o Diagnóstico de Inovação. Os participantes foram convidados a preencher o diagnóstico de suas empresas, uma ferramenta que permite identificar problemas, priorizá-los e tratá-los, gerando resultados positivos para a empresa.
Camila comentou ainda que a reunião foi muito enriquecedora, com conteúdo inovador e que a proposta é adotar uma linha de trabalho que leve os participantes a um processo de inovação radical em suas empresas.
Ao final, os participantes demonstraram sua satisfação com o conteúdo apresentado e segundo Camila, a procura e o interesse pela próxima palestra já refletem os resultados positivos.

Fonte: ABIGRAF-SP