impressões.com

Mais uma biblioteca revitalizada

A 17ª biblioteca revitalizada pelo Projeto Bibliotecas – Leitura para Todos, promovido pelo SINDIGRAF-SP, em conjunto com a ABIGRAF-SP, foi inaugurada no último dia 25 de setembro, em Piratininga, interior paulista. A escolha da cidade beneficiada e a organização local do evento foram realizadas pela seccional das entidades, em Bauru.

O projeto inspira-se nas recomendações da Unesco que atribuem às bibliotecas públicas missões relacionadas à informação, alfabetização, educação e cultura. “O Brasil é muito carente em bibliotecas. O Censo Escolar 2013 aponta que, em São Paulo, apenas 12,4% das escolas públicas possuem esse equipamento. Dá para imaginar que a carência seja ainda maior em outros estados, o que situa o País muito aquém da meta de equipar todos os estabelecimentos de ensino com bibliotecas até 2020”, comenta Fabio Arruda Mortara, presidente do SINDIGRAF-SP.

“A cada biblioteca inaugurada, contribuímos para melhorar o acesso dos alunos e da população de pequenos municípios a um espaço que é também de convivência e interação cultural”, completa Ricardo Carrijo, vice-presidente da Seccional de Bauru.

O Projeto Bibliotecas – Leitura para Todos existe desde 2005 e já doou mais de 18 mil livros, além de computadores e equipamentos para as instituições beneficiadas.

Da cerimônia de inauguração da Biblioteca Profª Angelina Santos Ribeiro Paes, participaram além de Mortara e Carrijo, o vice-presidente da ABTG, Ricardo Coube, o prefeito de Piratininga, Sandro Bola, e o presidente da Câmara de Vereadores, Wander Luís Rodrigues.

Um banda de escolares animou a inauguração, que teve como um dos pontos altos a entrega de prêmios para dois melhores leitores da cidade de Boraceia, beneficiada pelo Projeto em 2014. A adolescente Gabrielli Barbosa Augusto, 15 anos, leitora de seis livros em 2013, ganhou um jogo Banco Imobiliário, mas o primeiro lugar coube a Laís Pires Burjato, 8 anos, leitora de 25 títulos: “Ler me inspira”, declarou a pequena, ao receber uma bicicleta.